domingo, 19 de setembro de 2010

Gravidez é ou não doença?


Tava meio preguiçosa para escrever no Bloger essa semana. Ai uma conversando com uma amiga que tb está grávida e passando pelo mesmo que eu veio a idéia...O tema de hoje é: “Gravidez não é doença..!” Será??? Sei que não é, mas que chega bem perto chega...ficamos limitadas, proibidas de fazer uma série de coisas e ainda com um monte de sintomas novos que as vezes parece que vão nos enlouquecer. .

Lembro que antes de engravidar eu achava que a maioria das queixas que ouvia era exagero das futuras mamães. Quantas vezes me peguei falando :Ah! Gravidez não é doença não gente!
Ahhhh se eu soubesse... agora to pagando e passando exatamente por td aquilo. Conversando com Danila me assustei ao perceber quanta coisa já senti e diariamente me queixo.



Lembro que antes de fazer o teste de gravidez não sabia o que era ENJOÔ. Embora esse sintoma tenha sido bem leve, eles incomodam!! Tive uns dois ou três no máximo. Nesse momento já notei as primeiras OSCILAÇÕES DE HUMOR E CHOROS sem motivo aparente. Depois veio a DOR NOS SEIO... As temidas CÓLICAS. Affff... até o terceiro mês sofri muito com elas. Cada dor era ainda uma angústia temendo algo não estar bem. Fiquei alguns dias fazendo certo repouso e na medicação intensa. Paralelo a isso a infindável DOR DE CABEÇA... Essa merecia um capítulo a parte!! Baixei umas três vezes no Hospital de Itabuna, nada nem ninguém deu jeito. Dormia e acordava com enxaqueca, remédio nenhum fazia efeito e por serem em doses altas, a pressão baixava. Ahhh Dra Sônia foi minha salvação! Quando relatei a ela meu problema... Rapidamente solucionou!! A causa daquelas dores absurdas era unicamente e exclusivamente a PRISÃO DE VENTRE forte a qual estava tendo. Aff!! Cansou de tanta queixa?? Não acabou não!!

Por último quase morri de susto em salvador. Uma pontadinha incomoda nas costas aumentou, migrando para o abdômen e abaixo do seio. Sem uma gota de sangue no rosto fui orientada ir de imediato para o hospital. Aos prantos com medo de algo acontecer a meu bebê... Diagnóstico? CRISE FORTE DE GASES. Acreditem! Agora haja Luftal todos os dias.

Isso fora o intenso SONO do primeiro trimestre, que sonolência triste! E o HUMOR louco... ??
O GOSTO AMARGO NA BOCA ao acordar... eca!!!! O DESEQUILIBRIO DO CORPO, e o inchaço e peso das pernas que agora começaram a aparecer.

Estou agora no sexto mesmo e já tive uma série de “complicaçõezinhas” que não tinha antes da gravidez. Meuuuu e ainda falta tanto tempo. Quero deixar claro que não estou reclamando. Mesmo como todos os sintomas chatos e medos essa é a fase mais incrível de minha vida. Uma sensação única, indescritível. Palavras não são capazes de expressar tamanha emoção de cada chute, de cada movimento do bebê, de cada ultrasson. Ouvir o coraçãozinho dele batendo forte é algo lindo...ver ele de perninhas cruzadas, chupando dedo ou soluçando ainda dentro de nossa barriga não tem preço. Reconhecer gestos de algum parente nele então? Um dos primeiros ultra que fizemos o Levi batia as perninhas igual o papai fazia quando era criança... No último nosso pequeno estava de lado, com a mãozinha do ombro, igualzinho a vovó Regina dorme. Ah como é bom ter você meu bebê!! Como eu te amo e te espero aqui fora. Amamos muito você!!

2 comentários:

  1. é amiga e muitas pessoas ainda repetem a frase "gravidez não é doença"... quem me derá poder concordar com essa frase logo eu q fiquei quase 3 meses deitada a ponto de ter um surto..
    e veio os enjoos,sangramento uterino, cólicas e + cólicas, dores de cabeça, dor nas pernas, dor no rim, tonturas, falta de apetite ( não sei como sobrevivi sem comer), infecção urinaria,sangramentos nasal e na gengiva, quase desmaios.. e o que dizer do humor, chorar por tudo se irritar facilmente a ponto de querer até matar um.. aff a lista parce não parar +...
    é mais não podemos reclamar muito se não somos taxadas como grávidas frescas, é mole!!
    + o melhor de tudo isso é saber q quem sente tudo isso somos nós mamães e não nossos bbs...
    e melhor ainda saber que eles estão todos se divertindo e super saudáveis em nosso ventre..

    vamos caminhando p o 6º mês e com nossos bbs pulando, jogando, passeando sei lá o q, só sei q mexendo muito.rsrsrs

    bjim

    ResponderExcluir
  2. o que tiramos de melhor em tudo isso é q quem sente tudo isso somos nós mamãe e não nossos bbs... ainda bem que eles estão lá todo guardadinho se preparando p esse mundão.. e fazendo a festa em nossas barrigas...

    bj

    ResponderExcluir